+55 21 2667-7575 +55 21 96708-3088 • guide@guideturismo.com.br

Sobre os Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de 1.500 quilômetros quadrados, quase a mesma da cidade de São Paulo. Ali há alguns rios, dunas fixadas pela vegetação da restinga, manguezais e lagoas permanentes. Mas dois terços do parque são mesmo cobertos por dunas de areia livre, que num dia de vento forte podem se deslocar até 10 centímetros.

Saiba mais sobre o fenômeno que acontece nos Lençóis: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/segredos-nos-lencois-maranheses/

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR OS LENÇÓIS

Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.

Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.

Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, de Maio à Agosto, pois as lagoas estão bastante cheias. Mas, como dito, durante todo o ano é possível aproveitar as belezas da região, que não se limitam ao Parque Nacional.

https://geografiadavida.com/2012/02/28/vivenciando-os-lencois-maranhenses/

PRINCIPAIS PASSEIOS

– Canto dos Atins
– Circuito Lagoa Azul
– Lancha Voadeira para Vassouras, Mandacaru e Caburé
– Circuito Lagoa Bonita
– Boia Cross pelo Rio Formiga

Tem também uma Travessia entre Atins e Santo Amaro, que leva 3 dias caminhando pelos Lençóis, passando por 2 oásis, espetáculo!

Outra opção ainda é fazer a Rota das Emoções, que é o trajeto entre os Lençóis e Jeri, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí.

DICAS

– Levar água e alguns snacks para os Lençóis
– Provar o sorvete de Bacuri (fruta típica da região)
– Tomar o guaraná Jesus (típica bebida da região)
– Experimentar a bebida local Tiquira (cachaça de mandioca), típica indígena
– Compras: artesanato de palha de buriti e castanha de caju. Lembrando que a castanha tem época, do final para o começo de ano.

ATENÇÃO

– Sempre leve dinheiro trocado, somente em alguns lugares aceitam cartões. E somente em Barreirinhas tem agência do Bradesco/Caixa e Banco do Brasil.

– Não é permitido levar bebida alcoólica aos Lençóis.