+55 21 2667-7575 +55 21 96708-3088 • guide@guideturismo.com.br

Free Walking Tour no Rio de Janeiro – Informações

Nos últimos dias 16 e 17, houve o 3º Encontro do podcast Despachados no Rio de Janeiro. Como bons ouvintes e apaixonados por viagens, estávamos lá para fazer um tour pelo centro histórico do Rio. 

O QUE É UM PODCAST? 

O podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato desta mídia digital ser disponibilizada na internet, podendo assim ser acessada a qualquer momento. Em breve farei um post sobre alguns podcasts de viagens e como ouvi-los.

Sobre a  Free Walker Tour 

Assim como na maioria das grandes cidades pelo mundo, o Rio de Janeiro também possui uma ampla variedade de tours pela cidade com valores colaborativos.

Não é necessário reservar, apenas apareça no ponto de encontro! 

O tour é feito pela empresa Free Walker Tours e eles oferecem 3 tipos de circuitos turísticos na cidade: 

  • Centro e Lapa 
  • Copacabana e Ipanema 
  • Boulevard Olímpico 

Nós fizemos o “Centro e Lapa” que tem o foco no centro histórico. Recomendamos que você participe de um Free Walking Tour no seu primeiro dia, para pegar várias dicas sobre o que fazer e onde ir depois do tour. Algumas informações valiosas vão fazer você aproveitar o máximo do Rio! Aliás, fica a dica: quando for conhecer uma cidade, coloque o tour sempre no primeiro dia. Nada melhor que tirar dúvidas e pegar indicações com quem conhece o local, né?

A missão da Free Walker no Free Walking Tour Rio de Janeiro é quebrar todos os paradigmas que você escutou da cidade e te mostrar o quão rico o Rio de Janeiro é em história, cultura e economia! 

Sobre o Tour 

O tour tem seu início às 10h30 (por favor, confirme os horários e dias aqui) no Largo da Carioca, os turistas (ou não) podem escolher o idioma que desejam o  tour: Inglês, Espanhol e Português. Nós escolhemos português.

Começamos pelo Largo da Carioca, onde a guia nos contou a rica história de como tudo começou… não posso dar muito spoiler, mas já adianto que teve uma grande importância para o Brasil. Dali, fomos para Santuário e Convento de Santo Antônio, onde a guia nos mostrou algumas imagens de como a região se desenvolveu e o porquê dos portugueses terem se instalado naquele pedaço. Nós não fomos ao convento, mas confesso que fiquei com vontade de conhecer sua história mais a fundo.

Depois seguimos para a Confeitaria Colombo, também não entramos nesse momento, porém aconselhamos a conhecer em outra hora, já que é um lugar extremamente rico – historicamente falando; sem contar que é lindo e é um programa super tradicional na cidade. A guia nos contou curiosidades e histórias sobre a confeitaria que nos deixaram ainda mais encantados pelo lugar.

O terceiro ponto foi a Travessa do Comércio, ali pela rua do Ouvidor, nós ouvimos histórias jamais imaginadas sobre como o local teve uma importância para o nosso país. É incrível saber que um lugar tão comum para os trabalhadores dali tem uma história tão rica! 

Partimos então para a Praça XV e o Paço Imperial, local onde a família real portuguesa se instalou  quando se mudou para o Rio de Janeiro em 1808. A Assembleia do Estado do Rio de Janeiro também teve seu espaço na história do Brasil.

Cinelândia, conhecida como a “Paris Carioca” da época, o Teatro Municipal  e a Biblioteca Nacional (que possuem tours à parte) também são lugares incríveis onde a guia explica detalhadamente a história e o desenvolvimento da região.

E, depois, finalmente a Lapa! O bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Aqui nós vimos os famosos Arcos da Lapa, aqueduto carioca que costumava transportar água do Rio Carioca até o Largo da Carioca e outras áreas do Centro. A catedral metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro também tem sua relevância na história do Rio. A arquitetura do local é tão incrível que você acaba entendendo o porquê da cidade ser considerada a capital mundial da arquitetura.

Letreiro do Rio na Lapa

E finalizamos o tour na Escadaria Selarón. A escadaria já foi considerada a maior obra de arte do mundo a céu aberto. Legal, né?

Nossa avaliação

É tão incrível conhecer com mais detalhes a nossa história. É maravilhoso saber que ali, onde passamos quase todos os dias pra trabalhar ou estudar – muitas vezes com pressa -, não reparamos e nem fazemos ideia da riqueza do local. E não falo de riqueza em termos de dinheiro ou poder, e sim historicamente. Conhecer o nosso passado é entender o presente. Entender o porquê de algumas situações serem tão difíceis. Nossa política, desigualdade social, pobreza, muitas dessas questões estão relacionadas ao nosso passado e explicadas para que possamos compreender o nosso país e a nossa cidade. Conhecer o nosso passado é não repetir os mesmos erros. É tentar melhorar e aprender com a nossa história. 

Sendo turista ou não, escolha sempre fazer os tours pela cidade. O conhecimento é uma arma poderosa que te faz abrir a mente e ainda ajuda a desenvolver a economia da região. 

Datas e Horários 

De Segunda a sexta às 10h30 e 15h 

Sábado somente às 10h30 

Até debaixo de chuva ? 

Duração 

Em torno de 2 a 3 horas 

Ponto de Encontro 

Relógio Histórico do Largo da Carioca (próximo à saída C da estação Carioca de Metrô) 

Você não precisa reservar com antecedência, apenas apareça no ponto de encontro e procure pelos funcionários da walkers em camiseta vermelha!

Por favor, confirme os horários no site da Free Walking Tours. 

OUTRAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS DO RIO DE JANEIRO E ALGUMAS DICAS!

  • Cristo Redentor (claro que uma das 7 maravilhas do mundo moderno não pode ficar de fora).
  • Pão de Açúcar (e vocês vão ficar pasmos se eu contar que a grande maioria dos nossos turistas dizem que preferiram o Pão de Açúcar ao Cristo – mas claro que vocês devem visitar os dois para tirarem suas próprias conclusões). 
  • Praia de Copacabana e Ipanema (clique para saber mais do Free Walking tour Copacabana e Ipanema)
  • Escadaria Selarón, com o Free Walking Tour Centro e Lapa! A escadaria já foi considerada a MAIOR OBRA DE ARTE DO MUNDO A CÉU ABERTO. De quebra você vai aprender um monte da história do Rio.
  • Entrar no Museu do Amanhã e se emocionar com a reflexão que o local propõe. 
  • Conhecer o Boulevard Olímpico e a região da Pequena África 
  • Se delicie com a comida de um dos melhores restaurantes do Rio no nosso Passeio Gastronômico 
  • Caminhar pela Lagoa Rodrigo de Freitas e aproveitar a proximidade para conhecer o Jardim Botânico 
  • Conhecer a vida noturna da Lapa