+55 21 2667-7575 +55 21 96708-3088 • guide@guideturismo.com.br

5 curiosidades que você precisa saber sobre o Chile

1. O governo chileno é referência em informação sobre alimentos

Isso mesmo! Nos dias em que passei no Chile, pude perceber a preocupação estampada nas embalagens dos produtos chilenos – principalmente produtos direcionadas à crianças – como por exemplo, as embalagens da marca de batata Pringles, que são coladas uns adesivos para “esconder” o rosto da marca.  

Batatas Pringles à venda no Cerro San Cristóbal, em Santiago.

Motivo: a proibição de propaganda de alimentos ultraprocessados dirigida a menores de 14 anos.  

Desde o ano passado, é obrigatório que os produtos levem selos por excesso de calorias, sal, gordura e açúcar. Além disso, essas embalagens não podem estampar personagens infantis, desenhos ou qualquer outro sinal gráfico que estimule o consumo. Tampouco podem estar acompanhadas de brindes, ser distribuídas gratuitamente e promover alegações de benefícios à saúde, como presença de vitaminas e minerais. Está ainda proibida a venda desses alimentos em escolas. 

Construída com o apoio de entidades sociais, a lei chilena incorpora o princípio do “direito de saber” – ou seja, o cidadão tem o direito de conhecer o exato conteúdo dos produtos que leva à sua mesa. Que legal, né? 

Fonte 1 | Fonte 2

2. O Chile é o único país do mundo onde nenhum bombeiro recebe salário, pois são todos voluntários.

Segundo dados da ONU, o Chile é país com o terceiro maior IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) das Américas, ficando atrás apenas do Canadá e Estados Unidos.

Ser bombeiro no Chile não é tarefa simples, o país possui uma geografia bastante incomum, com extensa latitude e clima bastante diverso. Está localizado sobre uma placa tectônica ativa que atormenta o país com intensos terremotos e tsunamis. Lá foi registrado o maior tremor da história do planeta, em 1960, que atingiu 9.5 graus.

O Chile, contudo, possui um eficiente Sistema Nacional de Emergência que é modelo de referência mundial e motivo de orgulho para todos os seus cidadãos. É um exemplo de humanidade. Para ler mais sobre, acesse aqui.

3. Chile é o primeiro país das Américas a proibir sacolas plásticas

Vários países em todo o mundo estão em busca de alternativas para reduzir o uso de plástico, atendendo a pedidos de ambientalistas que alertam para a crescente poluição dos oceanos. Nesse movimento, o Chile se tornou o primeiro país das Américas a proibir o uso de sacolas plásticas em qualquer tipo de loja. A lei foi aprovada pelo Senado em 2018.

Para quem visitou o país e percebeu que alguns lojistas ainda aderem às sacolas, fique tranquilo. Os lojistas têm até dois anos para se adequar à nova lei.

Para ler mais sobre essa nova lei, clique aqui.

4 – Os chilenos são extremamente patriotas

Não é à toa que existe uma lei que obriga a todos os moradores a estampar a bandeira chilena nos dias 21 de maio (dia de Glórias Navais) e nos dias 18 e 19 de setembro (dias das Festas Pátrias). E se não o fizerem, levam multa. Mas eles fazem isso com orgulho. Enquanto estive no país, no início de setembro, havia bandeiras e cores do Chile em TODOS os lugares! Nas ruas, nos restaurantes, nas lojas… me lembrou o Brasil na época da copa do mundo. Muito interessante!

“Lei 20.537 de 3 de outubro de 2011. É obrigatório hastear a bandeira em todo edifício público ou privado durante os dias 21 de maio e os dias das festas pátrias (18 e 19 de setembro).”

Para acessar a lei na íntegra, clique aqui.

5 – A maior piscina do mundo está no Chile

Pouco conhecida, ela está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, a 120 km de Santiago. A piscina tem 1 quilômetro de extensão e 115 metros de profundidade. Para se ter uma ideia, a extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Para enchê-la é necessário mais de 250 milhões de litros de água do mar, através de um sistema digital de sucção e filtragem.